sexta-feira, 11 de julho de 2008

DIZIMO (S) OBRIGATÓRIO OU OFERTADO? 3ª PARTE

...Continuação
A manutenção do Serviço no templo.

Neemias 10:32 “Assumimos a responsabilidade de, conforme o mandamento, dar anualmente quatro gramas para o serviço do templo de nosso Deus: 33 para os pães consagrados, para as ofertas regulares de cereal e para os holocaustos, para as ofertas dos sábados, das festas de lua nova e das festas fixas, para as ofertas sagradas, para as ofertas pelo pecado para fazer propiciação por Israel, e para as necessidades do templo de nosso Deus. 34 “Também lançamos sortes entre as famílias dos sacerdotes, dos levitas e do povo, para escalar anualmente a família que deverá trazer lenha ao templo de nosso Deus, no tempo determinado, para queimar sobre o altar do Senhor, o nosso Deus, conforme está escrito na Lei. 35 “Também assumimos a responsabilidade de trazer anualmente ao templo do Senhor os primeiros frutos de nossas colheitas e de toda árvore frutífera. 36 “Conforme também está escrito na Lei, traremos o primeiro de nossos filhos e a primeira cria de nossos rebanhos, tanto de ovelhas como de bois, para o templo de nosso Deus, para os sacerdotes que ali estiverem ministrando. 37 “Além do mais, traremos para os depósitos do templo de nosso Deus, para os sacerdotes, a nossa primeira massa de cereal moído, e as nossas primeiras ofertas de cereal, do fruto de todas as nossas árvores e de nosso vinho e azeite. E traremos o dízimo das nos­sas colheitas para os levitas, pois são eles que recolhem os dízimos em todas as cidades onde trabalhamos. 38 Um sacerdote descendente de Arão acompanhará os levitas quando receberem os dízimos, e os levitas terão que trazer um décimo dos dízimos ao templo de nosso Deus, aos depósitos do templo. 39 O povo de Israel, inclusive os levitas, deverão trazer ofertas de cereal, de vinho novo e de azeite aos depósitos onde se guardam os utensílios para o santuário. É onde os sacerdotes ministram e onde os porteiros e os cantores ficam. “Não negligenciaremos o templo de nosso Deus”.

Como vemos acima, havia um acordo distinto para a manutenção do local onde se realizava a reunião.

Ora! Embora a maioria das denominações sigam certas passagens bíblicas sobre o contribuir, esta parte é completamente ignorada. Não é mesmo?

E, se há algum acordo adicional para ofertas, estas são dirigidas para a matriz da denominação, para missões, ou para outro departamento conveniente aos interesses administrativos, porém este texto é sempre ignorado, mesmo vivendo sob a lei como a maioria ainda vive.

A palavra diz: Prestem atenção! Eu, Paulo, afirmo que, se vocês deixarem que os circuncidem, então Cristo não tem nenhum valor para vocês. Repito isto mais uma vez para qualquer homem que deixar que o circuncidem: esse homem é obrigado a obedecer a toda a lei. Gálatas 5:2 e 3.

E ainda diz: Porque quem quebra um só mandamento da lei é culpado de quebrar todos. Tiago 2:10.

Portanto não haveria necessidade de acrescentar mais nada sobre este ponto, porém vamos em frente.

Definição:

Os levitas recebiam dízimo porque eram os que entre as doze tribos (Levi), os únicos que não receberam herança.

Os levitas recebiam dízimo porque prestavam serviço na tenda da congregação.

O estrangeiro, o órfão e a viúva também eram beneficiados afim de que não houvesse quem sentisse fome no meio do povo de Deus.


Obs. Se fossemos continuar usando o estilo do sacerdócio levítico nos dias de hoje, levando em consideração o que está escrito em 1 Pedro 2:9 a 10, certamente todos da Igreja estariam recebendo dízimo. E de quem? Só se fosse dos do mundo, pois todos o que cremos, somos sacerdotes. Não é muito mais simples darmos aos pobres de dentro e de fora da igreja, aos órfãos e as viúvas?

Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de
todos. Tiago 2:10

continua...

Nenhum comentário: