domingo, 17 de maio de 2009

AME - Associação de Missões Evangélicas: AME - Associação de Missões Evangélicas: EXORTAÇÃO A SANTIDADE

LUZ e SOMBRA Pr. Roberto Santos

Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa,ou lua nova, ou de sábados, porque tudo isso tem sido sombras das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. Cl. 2:16, 17.

Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem. Hb. 10: 1.

É certo que, quanto mais luz, o objeto que se interpor a ela provocará uma sombra muito mais nítida de si mesmo. A sombra produzida pela luz da lua é bem menos nítida do que a sombra produzida pela luz do sol. Sabedores disto podem concluir o quão nítida e forte foi a sombra do corpo de Cristo. Estou falando da Lei. Tão forte e tão nítida que até hoje consegue confundir um grande número de crentes em Cristo Jesus; que seguindo a sombra passo a passo, o fazem na certeza de estarem seguindo o corpo. Agora, após chegarmos a esta conclusão, podemos começar a entender alguns desencontros no seio da igreja de Cristo, os quais são criados principalmente pelos seguidores da Sombra, muito embora, na maioria das vezes, com total ignorância do que fazem. É interessante também ressaltar que os seguidores do Corpo, em sua maioria, também não conseguem discernir a causa de tantos desencontros entre eles e aqueles. Pois eles seguem o Corpo naturalmente, e mesmo que de vez em quando, vejam a Sombra, não são confundidos, uma vez que aprenderam cedo a distinguir uma coisa da outra. A maior razão do tumulto gerado pelos seguidores da Sombra no seio da igreja de Cristo está na própria característica da Sombra.
Vejamos algumas delas:
1- Apresentam-se minúsculas em relação ao corpo.
2- Apresentam-se gigantes em relação ao corpo.
3- Em momentos caminham lado a lado com o corpo.
4- Em outro momento disparam na frente do corpo.
5- Num outro momento é vista andando lentamente bem à retaguarda do corpo.
6- Por um bom tempo anda no mesmo sentido do corpo.
7- Também é observada várias vezes vindo em sentido contrario ao corpo.
8- Quando em ambiente aberto e plano quase sempre sua aparência é idêntica ao corpo.
9- Quando em ambiente fechado uma parte está no piso outra na parede e uma outra no teto em relação ao corpo.
10- Há momentos quando procurada só achamos mesmo o corpo
11- Sua aparência é sempre escura, no mínimo cinza. Quando está difícil de ser vista é opaca, quando está fácil, é negra.
12- É radical, mesmo que o corpo mude a cor da sua roupagem, a cor da sombra continua inalterada.
13- Apesar de ser radical varia de posição conforme a hora do dia.

Observadas estas características, chegamos facilmente a conclusão de que embora o corpo físico e sua sombra se dêem muito bem, pois um não vive sem o outro e ambos não se atrapalham; é uma coisa muito tola, em se tratando do Corpo Espiritual que, quando se tem um corpo para ser seguido, optemos por continuar seguir uma sombra . O escritor aos hebreus de uma forma bem direta nos passa este entendimento, no capítulo 7 do versículo 11 ao 19, onde podemos concluir principalmente nos dois últimos versículos que: se algo foi revogado é porque se tornou fraco ou se tornou inútil, e ainda, a lei (sombra) nunca aperfeiçoou coisa alguma. Mas o que a maioria dos cristãos não entendem, e por isto não conseguem se libertar do jugo da lei que é sombra é o que o apóstolo Paulo explica aos gálatas no capítulo 3 do versículo 23 ao 25, pois deviam estar cometendo o mesmo equívoco. Faço questão de deixar aqui em destaque este texto da carta de Paulo aos gálatas: Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei, e nela encerrados, para essa fé (Cristo Graça) que no futuro haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo (a graça), a fim de que fossemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio (a lei ou a sombra). Ora, o que acontece hoje, também aconteceu no passado com os religiosos da época de Jesus. Estavam com a própria graça diante deles, e por mais que a lei tentasse os entregar a graça, eles não aceitavam esta transição. Ficaram como crianças que se apegam as suas babás, que quando as mães chegam para busca-las, choram, fazem pirraça para não irem, pois já se sentem adaptadas às alegorias, às fantasias, sem perceberem que estão rejeitando a verdade, rejeitando à mãe verdadeira. Falando deste assunto, me lembro dos meus filhos, quando eu e minha mulher os levávamos ao primeiro dia de aula. De maneira nenhuma queriam ficar, muitas vezes armavam a maior choradeira; mas para espanto nosso, ao final da aula, às vezes, não poucas vezes, preferiam ficar. Assim somos muitos de nós, reagimos da mesma forma, o que não deixa de ser criancice, uma criancice espiritual muito falada no novo testamento. Posso afirmar com autoridade que: “Nem todas as crianças espirituais do corpo de Cristo são seguidores da Sombra. Mas todos os seguidores da Sombra são crianças espirituais”.
Fazendo uma comparação com as características da Sombra, estaremos apresentando paralelamente, também treze atitudes que são facilmente encontradas nos seguidores dela no convívio com o corpo de Cristo, ou seja, no seio da igreja.

1- Hora se apresentam com aparência minúscula em relação aos afazeres da igreja; nunca podem nada, não têm condições de nada, não estão preparados para nada, não têm tempo para nada, e nada podem fazer.
2- Hora se agigantam, levando muita gente a acreditar numa solução fabulosa através deles, mas no final nunca chegam a nada.
3- Quando isto ocorre, ficam desconcertados, e passam a andar ao lado dos seguidores da Graça temporariamente, dando a impressão que estão de acordo com todas as decisões tomadas.
4- Mas não demora muito, pois são carnais e consequentemente temperamentais; logo estão disparando na frente, ultrapassando irmãos, líderes, e até o Espírito Santo de Deus, trazendo sempre um grande mal estar à congregação, pois nessa desenfreada carreira, levam de roldão alguns desavisados, principalmente novos convertidos seus alvos prediletos, a ingressarem em suas fileiras solucionistas.
5- Mas de novo, aqueles mesmos, que aparentavam condições pela volúpia com que tomaram à frente de tudo e de todos, quando damos conta, não estão mais à frente, pelo contrário, os vemos caminhando lentamente lá atrás. Isso faz com que a igreja tenha que dobrar o seu esforço na caminhada, agora levando em seus ombros aqueles que se arrastam pelo caminho, correndo o risco de perder alguns daqueles que foram influenciados.
6- Pouco a pouco, recuperados pelo amor de Cristo e de seus seguidores, recomeçam a caminhar, e o fazem nesta hora no mesmo sentido dos seguidores da Luz. Estes momentos são momentos de muita harmonia e paz para toda a igreja, apesar de ser uma situação temporária, pois os seguidores da sombra estão ali.
7- E o que andava no mesmo sentido, passa a andar em sentido contrário, o que era situação passa a ser oposição a tudo que os seguidores da Luz, pensam, falam e fazem.
8- Para os que não fazem parte daquela denominação, ou daquela célula do corpo de Cristo, é quase impossível perceber a diferença entre um e outro, principalmente em encontros sociais ou em visitas a outra célula ou denominação. Aparentemente para estes que visitam, só existe um grupo, de tão parecidos que são.
9- Mas não é nada disso, até mesmo entre eles (os seguidores da sombra) há divisão, discussões tolas, pontos de vistas divergentes, rupturas de acordos, infidelidades partidárias e uma série de obras da carne que os levam a fracionarem-se. Mas isto, ao invés de diminuir suas forças, levam paradoxalmente pelo contrário a multiplicação do seu poder contaminador. Tanto o processo unitário, quanto o fracionário, na maioria das vezes, são feitos inconscientemente pelos seguidores da sombra, mas de forma consciente e sincronizada, pelo espírito maligno que se aproveita de suas fraquezas carnais.
10- Bom mesmo é quando os procuramos e não os encontramos; é um verdadeiro refrigério. Os procuramos não porque sentimos prazer em suas práticas, mas porque é bom que estejamos vigilantes quanto a eles.
11- Não são muito difíceis de serem identificados, são pessoas que não têm muito brilho, pois estão debaixo da Sombra (Lei), geralmente também são carrancudos ou sisudos; tentando mostrar pela seriedade do semblante uma santidade que não existe.
12- Aparentam no exterior por causa da severidade com que tratam o seu próprio corpo uma santidade falsa; também rejeitam os ensinos que os mudariam. Enganam-se e são enganados, conservando uma antiquada maneira de trajar, e uma lista de proibições que aparentam obedecer. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne. Cl. 2:23.
13- Os seguidores da lei, pela manhã estão firmados em uma opinião, mas não se iludam, à noite estarão se equilibrando em outra.

Ao concluir este artigo a respeito da lei e da graça, usando como base a palavra sombra, não tenho de forma alguma a ilusão de estar resolvendo problemas internos no corpo de Cristo. Mas tenho a convicção que um dos grandes males internos está sendo exposto ao conhecimento público. Se bem tratado por homens orientados pelo Espírito Santo, poderá ser sabiamente controlado.


Betu Santos.
Rio, 18 de Julho de 2006.

Nenhum comentário: