segunda-feira, 6 de abril de 2009

POR QUE NOS REUNIMOS ASSIM

O QUE SIGNIFICA "O ARRAIAL"?

O QUE SIGNIFICA “O ARRAIAL”?

Falamos com freqüência do “arraial”, e talvez sem compreendermos completamente o que significa. Sem dúvida alguma o “arraial”, em sua aplicação estrita, nos fala do tabernáculo, e da condição dos filhos de Israel no deserto, embora aqui ele seja claramente aplicado a Jerusalém. Ele coloca diante de nós a religião organizada e terrena. Jerusalém e seu templo, o lugar divino de adoração, durante muito tempo levou o selo do favor de Deus, e os cristãos judeus tinham sido vagarosos em se desligarem daquele sistema no qual haviam sido criados desde a infância. Todavia. Agora eles são exortados a sair.
Vocês já repararam amados amigos cristãos, quão singular era o estado de coisas que existia aqui no final de Hebreus? Repare a data que é dada na tradução King James (versão inglesa da Bíblia): 64 A.D. Trinta anos ou mais após o principio do cristianismo, eles ainda são encontrados em Jerusalém – crentes – seguindo adiante com o judaísmo, seguindo adiante ainda com o templo e os sacrifícios que eram oferecidos no templo. Você há de concordar que aquilo era algo muito estranho! É evidente que sim, e talvez se eu e você tivéssemos vivido naquela época, não teríamos tido a paciência que Deus teve, mas Ele os suportou. Aqui se haviam passado trinta anos e nós os vemos prosseguindo da mesma maneira, mantendo uma doutrina que misturava a graça e as obras. Isso não era nada diferente de se misturar água com óleo. Eles foram exortados a sair “..a Ele fora do arraial, levando o Seu vitupério”.
Há certos pontos associados a este sistema que eu gostaria de tratar por alguns momentos. As características do arraial eram quatro. Primeiro, ele tinha um santuário terreno. (originalmente era o tabernáculo; mais tarde foi o templo.)

Em segundo lugar, ele tinha uma ordem estabelecida de sacerdócio que se colocava entre Deus e os adoradores.

Terceiro, ele tinha uma congregação de adoradores composta de salvos e não salvos.

Quarto todos eles juntos e coletivamente, estavam sob a lei para justiça.
Estas quatro características marcavam o arraial.

Continua...

Nenhum comentário: